quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fôlego para o Movimento Ambiental.

Campinas acorda com a notícia de que os autores do projeto da mega ampliação do Aeroporto de Viracopos resolveram em comum acordo adiar a famigerada construção da 2ª pista para 2011. Estampada hoje na primeira página do jornal Correio Popular a notícia de que a Infraero decidiu rever a agenda para a execução da ampliação do aeroporto, serviu como um colírio anestésico para o Movimento Ambientalista e cidadãos da RMC que almejam por um crescimento sustentável de nossa região. É certo que não se pode crer que o processo tenho sido abortado, porem é de se comemorar que não se tenha conseguido o licenciamento ambiental com o EIA/RIMA superficial , desrespeitoso que afronta a inteligência de todos nós cidadãos. Este estudo de impacto ambiental apresentado foi feito para ser aprovado após única Audiência Pública , que seria "pró-forma",apenas para formalização do trâmite legal; porém a intervenção histórica do Movimento Ambiental freou os ânimos e após sucessivas pressões chegamos à notícia calmante de olhos vista hoje no Correio Popular .Certamente, o editorial deste jornal irá criticar este adiamento , visto que por outras vezes já demonstrou ser um divulgador de que este projeto miope só tráz benefícios para a nossa região.
Na análise do processo fica evidente que a emersão da possível candidatura da Senadora Marina da Silva à presidência da República, balançou o coreto dos indutores da devastação e todos tiveram que adaptar seus discursos desenvolvimentistas à questão ambiental para não se distanciarem da visão preservacionista da possível candidata, e daí revelou-se toda a miopia da megalomanáca obra.
Parabéns ao Movimento Ambientalista e sociedade civil de nossa região que demonstrou a importância da mobilização popular para barrar obras que não respeitam o futuro da humanidade neste planeta. Pinçando a frase de banner do movimento ambiental , agradecemos ao fôlego : " Crescer por crescer é a filosofia da célula cancerosa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário