terça-feira, 23 de junho de 2009

De como Pôncio Pilatos virou Vigário contista.


Recentemente, por obra do destino casuístico ocorreu mudanças na legislação, que redefiniu as atribuições do Consema tirando deste a competência para apreciar todos os EIA-Rimas. Eles só irão ao organismo em casos especiais, quando solicitado pelo secretário do Meio Ambiente ou por deliberação do plenário a requerimento de um quarto de seus membros.
Tal providência dos bastidores do poder, deixou atônitos todos os cidadãos que temem pela degradação total da qualidade de vida da Região Metropolitana de Campinas com o famigerado projeto megalomaníaco da ampliação do Aeroporto de Viracopos, ao lerem nos jornais a assertiva :
-“Não há motivo para avocar o conselho para discutir os estudos. As audiências públicas têm ocorrido para dar transparência ao processo, o Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia) tem acompanhado as audiências e recebido os pleitos da comunidade e caberá à Cetesb decidir se concede a licença ambiental ou não”, afirmou então o Francisco (ou Xico com X de Xuxa) Graziano , secretário de Estado do Meio Ambiente.
Ficou assim evidente que o Sr. Francisco, que também é Presidente do Consema, lavou as mãos para a questão, atendendo aos interesses do Governo Estadual e Federal , lembrando as ações do famoso Pôncio Pilatos.
Discussões à parte sobre se seria ou não competência deste órgão ou mesmo do Estado a concessão de Licenciamento Ambiental , foi criada em Campinas uma Comissão de renomados ambientalistas e moradores que foram recebidos ontem 22/06 pelo Sr. Francisco Graziano, que mudou literalmente o discurso e disse , segundo os jornais de hoje, que os critérios técnicos irão prevalecer na análise do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) das obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos e que, se for necessário, irá exigir novos estudos e que poderá avocar o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para analisar a viabilidade ambiental da obra. “Aqui nada é irreversível”, em alusão a fala do Prefeito de Campinas , que no dia anterior havia feito medonho pronunciamento sobre irreversibilidade.
Tudo leva a crer que o Sr. Francisco quer mesmo é atrasar a luta dos Ambientalistas que podem ficar seduzidos por tamanha benevolência, tamanha benemeritude ambiental. Um verdadeiro Conto do Vigário.

Um comentário:

  1. AQUECIMENTO GLOBAL

    Em uma palestra no IAC ,a Senadora Kátia Abreu (DEM), veio à Campinas para defender a mudança do CÓDIGO FLORESTAL, Lei Federal 4.771, de 15 de setembro de 1965, e que nas Palavras dela esta" Ultrapassado" , e que nenhum governo e nem a dita cuja cumpriram está Lei, por isto nossos biomas estão desaparecendo, o bioma do cerrado, o bioma da restinga, o bioma do Mangue, e o bioma da Mata Atlântica.
    A Senadora em um de seus pronunciamentos, falou que os Ambientalistas, faziam parte de uma nova Seita, esta seita chama: Aquecimento Global dos Últimos Dias, sigla (AGUD), sai da reunião satisfeito por ser membro desta seita, achava que estava em primeiro lugar, pois eu era o verdadeiro Cavalheiro do Apocalipse, mas assistindo o filme HOME-NOSSO PLANETA NOSSA CASA, vi que a muito mais gente na luta,estamos longe de um planeta SUSTENTÁVEL e bem mais próximo de hecatombe climática! a muito o que fazer, mobilização é única saída!

    ResponderExcluir