segunda-feira, 20 de abril de 2009

ECOCRACIA


Dias desses estive conversando com o Marcão sobre as diferenças entre fazer política e ser político. Ser político no sentido pejorativo da palavra, disso de exercer um mandato e ficar fazendo panelinhas e intrigas partidárias e delírios de ego e guerras pelo poder. E acredito mesmo que o futuro do planeta e das futuras gerações não passa pelos "políticos", mas passa sim pela ação política da entidades da organização civil que deverão polarizar a nível mundial uma nova consciência de mundo, de planeta e de compreensão do conceito de Gaia.
Dentro dessa linha de raciocínio pensei no termo ECOCRACIA , que será o modo de governo predominante no amadurecimento da espécie humana. Essa palavra ecocracia me parece que ainda não foi ncunhada e utilizada por nenhum estudioso , mas,
etimologicamente tem origem no grego Oikos , que significa Casa e Kratos, que significa Poder.
Sem querer esbarrar na Teocracia, mas um modelo de governo que perceba um mundo sem fronteiras e que tudo é uma coisa só, está muito mais próximo de nós do que imaginamos. A humanidade está caminhando a passos largos para esta compreensão.
Imagine só como seria um mundo em que o conceito de Casa(Oikos) é o que comanda as ações planetárias . Muito legal !
Quero sugerir o nome de Ecocracia- Sustentabilidade Planetária para a entidade de organização civil que estamos pensando. Que vocês acham ?


Roberto Carlos Costa.

3 comentários:

  1. Gostei muito! Estes são conhecimentos muito antigos.Tá mais do que na hora de resgatá-los.

    ResponderExcluir
  2. Acho excelente!

    Estou neste momento a desenvolver o Modelo para a Ecocracia!

    Eu e um amigo espanhol, temos vindo a reflectir acerca da Ecocracia.

    Caso esteja interessado, poderá entrar nesta organização!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caros, estava escrevendo sobre ecocracia, e depois do escrito pronto fui pesquisar por imagens e vi que estamos em sintonia, gostaria do e-mail de vocês, vamos nos unir o meu é paullosantos@ekoinvest.com.br

    ResponderExcluir